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terça-feira, 30 de outubro de 2012

6º Ano: Medidas de Comprimento e Superfície

Fonte: http://www.somatematica.com.br/
As primeiras unidades de medida de comprimento referiam-se ao próprio corpo humano: palmo, pé, passo, etc. Por volta de 3500 a. C., projetistas precisaram encontrar unidades de medida mais uniformes e precisas para poderem construir os primeiros templos mesopotâmicos e egípcios.

Os sacerdotes encarregados de cobrarem os impostos sobre a terra precisavam ter noção da área do terreno a ser cobrado. Certo dia, um deles, ao ver trabalhadores pavimentando um terreno com mosaicos quadrados, percebeu que bastava contar os quadrados de uma fileira e multiplicá-lo pelo número de fileiras existentes no terreno. Surgiu, assim, a fórmula da área do retângulo (base x altura).

Quando eles tinham dificuldades em descobrir a área do terreno, por não se tratar de quadrados, retângulos ou triângulos, dividiam o terreno em vários triângulos, calculavam a área de cada triângulo e somavam-nas para obter o valor da área do terreno. Este método antigo é conhecido como triangulação.

Segue logo abaixo a atividade sobre Unidades de Medida de Comprimento e Superfície:

  • Martim Afonso: clique aqui.

Bom trabalho!

PS: caso prefira utilizar a tabela de conversão dada em aula, clique aqui e a baixe.

Fonte:
GRUPO VIRTUOUS. História da Geometria. In: Só Matemática. Porto Alegre. http://www.somatematica.com.br/geometria.php

6º Ano: Tabelas de Conversão de Unidades

Fonte: http://universidades-ibero-americanas.universia.net/
Antigamente, cada povo tinha a sua própria forma de medir as coisas. Com o desenvolvimento do comércio, as transações começaram a ficar cada vez mais complicadas, uma vez que cada um media à sua maneira. Com isso, foram criados os padrões de medida para cada grandeza.

No link abaixo, encontram-se tabelas para auxiliar a transformação das unidades de medida utilizadas no Sexto Ano.


Bom trabalho!

Fonte:
GRUPO VIRTUOUS. Medidas de Comprimento. In: Só Matemática. Porto Alegre. http://www.somatematica.com.br/fundam/comprimento/comprimento.php

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

6º Ano: Introdução à Geometria

Fonte: http://www.grupoescolar.com/
No século IV a.C., o imperador macedônico Ptolomeu, que herdara o império de seu pai, Alexandre, o Grande, construíra, em Alexandria, junto ao Museu, o primeiro modelo do que se tornaria uma universidade séculos depois. Muitos grandes matemáticos trabalharam ou se formaram lá, e um dos homens mais ilustres que por lá estiveram foi o grego Euclides.

Quase não se sabe nada sobre sua vida, mas se acredita que estudara em Atenas. Seu grande trabalho foi a coleção de livros denominada Elementos, o mais antigo texto da matemática grega a chegar completo a nossos dias. É composto de treze volumes. Suas mais de mil edições foram impressas em todo o mundo a partir de 1482.

Euclides representava os números por segmentos de reta e o produto de dois números por um retângulo. A partir de cinco noções comuns, cinco postulados específicos e algumas definições, 467 teoremas foram deduzidos, alguns com grande profundidade. Ele soube usar o enunciado de seus postulados com proficiência. Tanto é que a geometria estudada no Ensino Fundamental é conhecida popularmente por Geometria Euclidiana.

Com o tempo, certas falhas foram encontradas em sua estruturação lógica, mas que são praticamente irrelevantes ante a grandiosidade do seu trabalho como um todo.

Segue abaixo a atividade de Introdução à Geometria:

  • Martim Afonso: clique aqui.

Bom trabalho!

Fonte:
DOLCE, Osvaldo, POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar 9 - Geometria Plana.7 ed. São Paulo: Atual, 1993.