Se você não conseguir visualizar as tarefas, você precisa instalar o Adobe Reader no seu computador. Para baixá-lo, clique aqui.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

6º Ano: Fração de Quantidade

Fonte: http://www.betoveiga.com/
As frações podem ser utilizadas não só para representar partes de um inteiro, mas também partes de outras quantidades. Esses cálculos são muito importantes tendo em vista que as quantidades consideradas no cotidiano quase nunca representam um único inteiro.

Segue logo abaixo a atividade de fração de quantidade:

  • Martim Afonso: clique aqui.

Bom trabalho!

terça-feira, 12 de junho de 2012

6º Ano: Introdução às Frações

Fonte: http://upf.tche.br/~pasqualotti/
Por volta de 3000 a.C., Sesóstris, um faraó egípcio, dividiu as terras às margens do rio Nilo entre os agricultores que ali viviam. Só que o rio, em sua época de cheia, invadia os terrenos derrubando as cercas e causando uma dúvida quanto aos limites de cada um. Então, o faraó enviava medidores que refaziam os limites através de medições com cordas identificadas.

Essas cordas possuíam marcas que determinavam a medida dela, como uma régua. Mas nem sempre o terreno media exatamente a marca da corda. Os egípcios, então, precisaram criar uma maneira de medir partes da corda. Surgiu, então, o número fracionário.

Por ser um método ainda muito rudimentar, os egípcios utilizavam apenas frações unitárias, o seja, frações de numerador 1. Eles representavam as partes como frações unitárias ou como adições de frações unitárias.

Segue logo abaixo a atividade de introdução às frações:

  • Martim Afonso: clique aqui.

Bom trabalho!

Fonte:
PASQUALOTTI, Adriano. O Número Natural. In: Contando a História da Matemática: a Invenção dos Números. Passo Fundo: 19/10/1998. http://upf.tche.br/~pasqualotti/hiperdoc/natural.htm

terça-feira, 5 de junho de 2012

Agradecimento: UME Nóbrega


Quero agradecer DEMAIS às minhas turmas da UME Padre Manoel da Nóbrega em Cubatão pelos quatro maravilhosos meses que tivemos juntos e dizer que, infelizmente, eu estava em época de transição e não pude continuar.

A Prefeitura de Santos me convocou pelo concurso que eu prestei e, como passei em 2º lugar, fui chamado logo de cara. Na atribuição, precisei abrir mão das aulas do período matutino por serem em menor quantidade que o vespertino (que é a minha carga oficial em Cubatão).

Enfim, gostaria de dizer que, mesmo não estando mais na sala de aula com vocês, estarei sempre aqui para o que precisarem e que podem me contatar sempre que quiserem. Um grande abraço a todos e muito boa sorte!