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quarta-feira, 21 de março de 2012

6º Ano: Potenciação e Radiciação de Números Naturais

Fonte: http://2.bp.blogspot.com
Tanto a potenciação, quanto a radiciação são operações aprendidas normalmente a partir dos dez anos de idade, quando o aluno já deve ter plena consciência das outras quatro operações. Na verdade, as operações fundamentais são seis: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Segue a atividade de potenciação e radiciação de números naturais:

  • Martim Afonso: clique aqui.
  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!

segunda-feira, 12 de março de 2012

6º Ano: Divisão de Números Naturais

Fonte: http://1.bp.blogspot.com
Provavelmente, a palavra "divisão" é, dentre as operações, a mais falada no dia-a-dia: divisão do Brasil em regiões e Estados, divisões dos campeonatos de futebol e muitos outros. Portanto, é muito importante entender o que significa essa palavra.

Apesar de ser a quarta operação que uma pessoa costuma aprender, muitos alunos de 6º ano têm dificuldade de realizar divisões. Vamos resolver essa dificuldade de uma vez por todas? Conto com você!

Segue abaixo a atividade de divisão de números naturais:

  • Martim Afonso: clique aqui;
  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!

sexta-feira, 2 de março de 2012

8º Ano: Introdução à Álgebra (Polinômios)

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/
Após o aprendizado dos monômios isolados, o conhecimento se estende para vários monômios em uma única expressão conhecida como polinômio. Todas as propriedades dos monômios continuam valendo, mas mais de uma será utilizada de uma vez, dependendo do caso a operar.

Seguem abaixo duas atividades sobre polinômios (introdução e cálculos):

Introdução ao Estudo dos Polinômios
  • Nóbrega: clique aqui.

Cálculos Utilizando Polinômios
  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!

7º Ano: O Conjunto dos Números Inteiros

Fonte: http://www.rpdp.net
Os números negativos apareceram primeiro na China antiga, mas foi na Índia que esses números foram sistematizados em operações elementares. No século III, na Europa, Diofanto os utilizou para a resolução de diversos problemas em sua obra "Aritmetika", só que quando a solução era negativa, Diofanto classificava o problema como absurdo. Os números negativos só foram aceitos plenamente quando surgiu o conceito de reta numérica, o que situou os números negativos como sendo linearmente opostos aos positivos, como na figura.

Segue abaixo a atividade de introdução ao conjunto dos números inteiros:

  • Martim Afonso: clique aqui.

Bom trabalho!

Fonte:
GRUPO VIRTUOUS. Origem dos números negativos. In: Só Matemática. Porto Alegre. http://www.somatematica.com.br/negativos.php

quinta-feira, 1 de março de 2012

6º Ano: Multiplicação de Números Naturais

Fonte: http://edu.glogster.com
A multiplicação nada mais é do que a soma de várias parcelas iguais, ou seja, uma soma escrita de forma resumida. É a terceira operação matemática aprendida. É muito utilizada para cálculos de superfícies, contagem de elementos em disposição retangular e descobrir a quantidade de combinações entre elementos, entre outros.

Segue abaixo a atividade de multiplicação:

  • Martim Afonso: clique aqui;
  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!