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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

8º Ano: Introdução à Álgebra (Monômios)

François Viète
Fonte: http://www.sciencephoto.com
A palavra álgebra é uma variação da palavra árabe Al-jabr, nome abreviado de um dos livros escritos em Bagdá por Mohammed ibn-Musa al Khowarizmi ("al Khowarizmi" é a origem da palavra "algarismo"). O nome do livro é Hisab al-jabr w'al-muqabalah e foi escrito por volta de 825 d. C. e tratava da simplificação de expressões a partir de reduções de termos semelhantes a partir da fusão de seus coeficientes numéricos e de cancelamentos de termos opostos ou inversos.

Os pitagóricos gregos já conheciam o que chamamos hoje de "álgebra geométrica", pois era estruturada com base em figuras geométricas e não em sentenças simbólicas. Os estudos iniciais da álgebra elementar simbólica deram-se a partir dos estudos realizados por François Viète (1540-1603) com o tratamento das equações de terceiro e quarto graus.

Segue abaixo a atividade sobre monômios:

  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!

Fonte:
GRUPO VIRTUOUS. História da álgebra (uma visão geral). In: Só Matemática. Porto Alegre. http://www.somatematica.com.br/algebra.php

7º Ano: Propriedades da Potenciação

Fonte: http://ad.cheavenato.zip.net
Como você já aprendeu no 6º Ano, a potenciação é a multiplicação de vários fatores iguais. Assim como a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão, a potenciação também possui as suas propriedades para a realização de cálculos.

Segue logo abaixo o link para a atividade de potenciação:

  • Martim Afonso: clique aqui.

Bom trabalho!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

8º Ano: Números Reais

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br 
Os números irracionais surgiram de aplicações práticas geométricas e aritméticas, como o problema clássico do cálculo do valor da diagonal do quadrado de lado 1, ou o quociente entre o comprimento de uma circunferência e o seu próprio diâmetro. Em tais problemas, nunca se chegava a nenhum valor inteiro, mas foi em 1872 que o matemático alemão Dedekind (1831-1916) fez entrar na Aritmética de forma rigorosa o número irracional que já era conhecido da Geometria há muitos e muitos séculos.

Dentre os números irracionais, os mais conhecidos são as raízes de números que não são quadrados perfeitos e os seguintes valores matemáticos:

  • p (pi), que vale 3,1415926535897932384626433832795028841971693993751...;
  • (fi, o "número de ouro"), que vale 1,6180339887...;
  • e (número de Euler ou número neperiano), que vale 2,7182818284590452353602874... .

Fonte: http://www.marlontenorio.com
Veja logo abaixo os valores de duas raízes quadradas muito utilizadas:

  • 2: 1,4142135623730950488016887242097...;
  • 3: 1,7320508075688772935274463415059... .

Segue logo abaixo a lista de exercícios sobre números reais:

  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!

Fontes: 
GRUPO VIRTUOUS. Origem dos números irracionais. In: Só Matemática. Porto Alegre. http://www.somatematica.com.br/irracionais.php
NOÉ, Marcos. Números Irracionais. In: Alunos Online. Aparecida de Goiânia. http://www.alunosonline.com.br/matematica/numeros-irracionais.html
UNIVERSIDADE DE LISBOA. Faculdade de Ciências. Números Irracionais. Lisboa. http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

6º Ano: Subtração de Números Naturais

Fonte: http://peregrinacultural.files.wordpress.com
Para entender a subtração, é interessante que o aluno já saiba operar a adição. Normalmente, é a segunda operação aprendida, pois após a contagem progressiva, é recomendável aprender a contagem regressiva. Ao usar os dedos, a criança estará realizando subtrações de um em um.

Logo abaixo, estão as atividades de adição para os meus alunos:

  • Martim Afonso: clique aqui.
  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Aulas Testes

Fonte: http://pt.wikinourau.org
Queridos alunos, seguem abaixo as aulas testes para eu poder conhecer um pouco melhor vocês e entender em que nível de conhecimento vocês estão. Por favor, façam os exercícios usando os conhecimentos que vocês já têm e sejam honestos na resolução. Se não souberem de algo, arrisquem, não deixem nada em branco. Nesta atividade, eu não posso ajudar.

Preste atenção na sua turma para clicar na atividade correta, OK?

  • Martim Afonso (6º Ano): clique aqui.
  • Martim Afonso (7º ano): clique aqui.

  • Nóbrega (6º Ano): clique aqui.
  • Nóbrega (8º Ano): clique aqui.

Bom trabalho!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

6º Ano: Adição de Números Naturais

Fonte: http://pt.dreamstime.com
A adição é, normalmente, a primeira operação matemática aprendida. É muito simples, pois os próprios dedos costumam ajudar a entender como funciona o processo. A partir do momento em que a criança aprende a realizar contagem progressiva, já está realizando a adição de um em um.

Logo abaixo, estão as atividades de adição para os meus alunos:

  • Martim Afonso: clique aqui.
  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!